Organização Pessoal e Bem-Estar Financeiro

Hoje o blog completa três meses de existência. Com isso, decidi fazer um novo post sobre Organização Pessoal, que foi o tema do meu primeiro post aqui.
O post de hoje vai falar sobre como se organizar para uma vida financeira menos apertada.
Quem assistiu ao Globo Repórter da última sexta-feira (30/09) viu várias matérias sobre os superendividados.
Aqui tem algumas dicas do programa para os superendividados.
Acredito que o superendividamento é causado pela falta de organização. Vou contar a minha história:

Durante toda a minha infância e adolescencia foi meu pai quem me sustentou. Ele trabalhava sozinho para sustentar minha mãe e três filhos.
Nunca fomos superendividados, meu pai, de certa forma, sabe controlar sua vida financeira.
O problema começou quando completei 18 anos e comecei a trabalhar. Primeiro emprego, salário baixo e um cartão de crédito.
Apesar de ter uma vida confortável, eu nunca lidei com o dinheiro, meu pai sempre fez tudo. Então se eu queria uma calça nova, dizia quanto custava e ele me dava o exato dinheiro para aquilo.
Quando peguei meu primeiro salário, pensei nas inúmeras possibilidades de gastar. E até hoje eu ainda não descobri onde foi parar meu primeiro salário (nem os subsequentes), mas eu sei que ele foi.
Nunca precisei de empréstimo ou algo do tipo, pois afinal, não tinha gastos em casa. Porém por muito tempo fiquei no limite do cheque especial e cartão de crédito.
Toda essa situação só foi ter fim dois anos depois quando conheci meu namorado.
Ele veio de uma família que tinha muito e perdeu tudo ao longo de sua infância. Com isso ele aprendeu o que é ser organizado desde pequeno.
Para esclarecer melhor, quando nos conhecemos, ele tinha um emprego ruim e ganhava menos da metade do meu salário. Com a diferença que ele tinha dinheiro guardado, dinheiro que ele mesmo guardava, mesmo pagando faculdade.
E eu? Não pagava faculdade e não tinha um real sobrando.
No final do ano, já com alguns meses de namoro e vendo a minha situação ele fez a proposta para mudar tudo isso: Organização para a compra de dois iPhones.
Na época eu tinha um celular velho que mal acessava a internet. Fiquei vislumbrada com a proposta e resolvi tentar.
Final do ano, com décimo terceiro salário + meu salário + o salário dele pagamos as divídas do mês, compramos presente de Natal para toda a família e compramos o iPhone.
Desde então, fizemos de nossas finanças uma só. Pois, principalmente entre casais deve haver essa harmonia e esse controle.
O resultado foi que em junho deste ano demos entrada no nosso apartamento, que apesar de ser pequeno é bem localizado.
Como conseguimos? Organização, foco e disciplina.
Espero que a minha história inspire vocês a se organizarem financeiramente.
E antes de finalizar tem mais uma dica.
Anote cada centavo gasto, até mesmo as moedas que você usa para comprar bala.

Deixo aqui um link para download de uma planilha de organização pessoal do BM&F Bovespa, onde você também encontra dicas e cursos sobre educação financeira e investimento. Ela é super completa para essa finalidade.

blog fabiola garcia

Deixe aqui seu comentário

